domingo, 30 de maio de 2010

Dicas importantes



- Converse com seu médico e discuta sobre a quantidade adequada de adoçante durante a gestação.
- Se puder, troque o uso de produtos diet por alimentos mais saudáveis como frutas, verduras e legumes.
- Pratique atividade física, mas com orientação médica.
- Consulte uma nutricionista e faça uma alimentação balanceada adequada durante a gestação.
- Nenhuma gestante, a não ser as diabéticas, necessitam do uso de adoçantes, mesmo os naturais.

Maiores informações:
http://guiadobebe.uol.com.br/gestantes/adocante_na_gravidez.htm

Adoçantes mais utilizados e possíveis riscos - Quantidades recomendadas

Sacarina - Devido à poucos estudos que comprovam ou não seu risco à fetos humanos, a ANVISA recomenda que seu uso deve ser evitado durante a gestação como forma de prevenção. 10 a 15mg por 100ml. (TORLONI et al., 2007)
Ciclamato - Existe suspeita em causar má formação genética, mas sem nenhuma confirmação. Deve ser usado em menores quantidades. 40 a 56mg por 100ml. (TORLONI et al., 2007)
Aspartame - Seu uso durante a gestação é considerado seguro, desde que usado com moderação. Não deve ser usado por mulheres portadoras de fenilcetonúria. Não é recomendado pelos profissionais de saúde. 56 a 75mg por 100ml. (TORLONI et al., 2007)
Sucralose - Pode provocar crises de enxaqueca em pacientes propensos. Não existem dados de recomendações para uso durante a gestação. (TORLONI et al., 2007)
Acessulfame-K - Não existem estudos controlados em humanos nem dados sobre seu uso durante a lactação. 26 a 35mg por 100ml. (TORLONI et al., 2007)
Estévia - Possui propriedades anti-hipertensivas, reduz a glicemia pós-prandial do diabético tipo 2, e reduz os níveis de glicemia nos testes de tolerância à glicose. Não existe comprovação de riscos na gravidez nem dados no seu uso durante a lactação. (TORLONI et al., 2007)

Maiores informações:
http://www.idec.org.br/consumidorsa/arquivo/jun98/3103.htm
http://www.rgnutri.com.br/sqv/gestantes/gua.php

O que são os adoçantes?


São substitutos naturais ou artificiais do açúcar e oferecem menos calorias com um sabor doce e por isso engordam menos. São compostos por substâncias edulcorantes, isto é, substâncias que são muito doces mesmo em pequenas porções.
Os derivados de amido são carboidratos naturais, usados em pequenas quantidades juntamente com os edulcorantes melhorando o sabor do adoçante. Os mais usados são a lactose, frutose, maltodextrina, dextrina e açúcar invertido. (TORLONI et al., 2007)

A ANVISA divulgou recentemente, algumas modificações e limitações no uso de edulcorantes para a população em geral, já que estudos mostravam o efeito negativo de alguns tipos de adoçantes para a saúde. Para as gestantes as limitações são as mesmas.

Maiores informações:
http://guiadobebe.uol.com.br/gestantes/adocante_na_gravidez.htm

terça-feira, 25 de maio de 2010

Uso de adoçantes por gestantes


Nos últimos 20 anos o consumo destes produtos tem se tornado cada vez mais comum , principalmente por mulheres. Entretanto durante a gestação alguns cuidados devem ser tomados. Pesquisas recentes estudam a segurança e riscos da utilização dos adoçantes na gestação.

O mais indicado em casos de grávidas com o peso normal e não apresentam diabetes gestacional é o consumo moderado do açúcar comum. Entretanto se o profissional de saúde que acompanha e avalia a gestação julgar necessário indica-se o consumo moderado de adoçante.

O uso de adoçantes durante a gestação, de uma forma geral, deve se limitar à pacientes diabéticas e às que precisam controlar ganho de peso.

Deve-se evitar nesse período seu uso em produtos industrializados e adicionado às bebidas, pois os estudos são muito recentes e inconclusivos. A prevenção é a melhor opção. Se for necessário o uso de adoçantes, deve-se seguir as recomendações de consumo.

Maiores informações:
http://www.ebb.com.br/mostrar_dica.php?ref=809
http://www.anutricionista.com/adocantes-na-gestacao.html