domingo, 22 de maio de 2011

PIRÂMIDE ALIMENTAR


De acordo com as Resoluções RDC 359 e 360, de 26 de dezembro de 2003, da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária


A pirâmide alimentar foi desenvolvida nos Estados Unidos e assumiu essa forma gráfica em 1992. Ela foi elaborada com o objetivo de facilitar a visualização dos grupos alimentares e seu grau de importância, promovendo melhores hábitos alimentares. No Brasil, a pirâmide foi adaptada à nossa população. Os principais pontos são:
• Ingerir alimentos variados;
• Manter o peso saudável;
• Ingerir menor quantidade de gorduras;
• Acrescentar vegetais, frutas e alimentos integrais à dieta;
• Moderar no consumo de açúcar e sódio;
• Consumir bebidas alcoólicas com moderação.


- Primeiro nível (base): é composto por cereais (arroz, trigo), raízes e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, inhame) e massas (pães, bolos). São alimentos ricos em carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Deve-se consumir de 5 a 9 porções por dia.

- Segundo nível: é composto por hortaliças (verduras e legumes) e frutas. São alimentos ricos em vitaminas e minerais, responsáveis pela regulagem das funções do nosso organismo. Deve-se consumir de 4 a 6 porções de hortaliças e de 2 a 4 porções de frutas por dia.

- Terceiro nível: é composto por leite e derivados, carnes e ovos e leguminosas. São alimentos ricos em proteínas, responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do organismo. Deve-se consumir 3 porções de leite e derivados por dia; 1 a 2 porções de carnes e ovos e 1 porção de leguminosas.

- Quarto nível: é composto por óleos, gorduras, açúcares e doces. Pode-se consumir de 2 a 3 porções de cada por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário