Além de ser a principal fonte de energia, o carboidrato é fundamental para nos manter dispostos e saudáveis.
Muita gente pensa que os carboidratos são os vilões da dieta e evitam o consumo dos alimentos ricos deste nutriente. É um grande erro, pois, quando falamos em nutrição, devemos pensar em moderação e variedade.
Para ter uma alimentação saudável, nenhum alimento precisa ser excluído da dieta, já que todos os grupos de alimentos desempenham funções importantes em nosso organismo.
Algumas pessoas acham que o carboidrato só engorda. Isso não é verdade. O problema está na quantidade consumida. A melhor maneira é ingerir os carboidratos presentes nas frutas, legumes e principamente nos alimentos integrais, como o arroz, grãos, cereais, pães, massas e biscoitos.
Os alimentos integrais contêm mais fibras e além de ajudarem no melhor funcionamento do intestino, aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa fique por um periodo mais longo sem sentir fome. Mas não esqueça: a ingestão de água é muito importante.
Quando os carboidratos são excluídos da dieta ou não são consumidos em quantidades adequadas, o corpo vai buscar a energia em outros nutrientes ingeridos e também nos músculos. Por isso acontesse perda de massa muscular. E por essa razão, as pessoas reclamam que ficaram flácidas e que têm frequentes dores de cabeça, irritação, cansaço físico e mental.
No entanto, é fundamental procurar um profissional de saúde. O mais indicado é ter a orientação de um nutricionista, que fará prescrições da dieta individualmente, de acordo com suas necessidades e atividades diárias.
E lembre-se: dê preferências aos alimentos cozidos e assados, evitando ao máximo as frituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário